Ficção
Any Time Is Tee Time e Outras Histórias
As Mil e Uma Noites Vol. V
Caleidoscópio – 11212
«Ainda é tão jovem, a colaboração de Ana Paula Figueira no "Diário do Alentejo", e tão remota que ela nos parece. Estes estilhaços de literatura, estas crónicas, estes pedacinhos de atualidade e de inquietação, começaram a contaminar os leitores do jornal há pouco mais de dois anos. Apenas. Mas a sua oportunidade deixa na deriva dos dias aquela sensação familiar que define incertamente o termo: "longa data". É esquisita, esta sensação de ler textos novos, de hoje mesmo, como se fossem de sempre, tão antigos como a própria escrita. É o que aqui acontece. Os escritos que agora se juntaram neste livro são o resultado da colheita literária do ano de 2012. Que, em termos de terroir informativo, gerou, por certo, a pior safra dos últimos cem anos. Mas, com a sua delicadeza muito própria, com o seu refinado otimismo, com a sua maneira clara e simples de ver e de resolver o mundo, Ana Paula Figueira transporta o annus horribilis de 2012, numa caixinha de esperança e de oportunidades. Não é desgraçado, o seu olhar sobre a desgraça. Não é miserável, a sua apreciação da miséria. Não é de resignação, o seu confronto com as dificuldades. Ana Paula Figueira não é uma cronista carpideira, no tempo em que carpir se transformou na moda pátria. Ao invés, Ana Paula Figueira avança sempre com um nadinha de esperança nas suas crónicas, mesmo quando escreve sobre temas onde a esperança parece já não residir. E por isso mesmo os seus textos nos parecem tão próximos, tão familiares e tão gentilmente antigos.»
Doces Tormentas
Paulo é casado com Sílvia, que é amante de Carlos, que é marido de Marta, que tem um caso com Ricardo, que vive com Henrique, que está a sair com Paulo. Confuso? As grandes histórias de amor são assim: complicadas. O autor Rui Vilhena, guionista das novelas mais vistas da televisão portuguesa, traz-nos uma comédia romântica apaixonante que nos leva aos meandros do misterioso mundo das relações e dos afectos, onde o tempo pode ser o maior inimigo do amor, mas, por ironia, é também capaz de despertar uma paixão adormecida. Porque nada é o que aparenta, porque nada pode ser tomado como certo, porque no que toca aos sentimentos as surpresas estão em cada esquina, prepare-se para um romance surpreendente e divertido. Uma coisa é certa quando estes três casais amigos se sentaram à mesa do pequeno-almoço, estavam longe de imaginar que aquele não teria um final doce. E que, na ementa, entre doce de laranja e croissants, não faltava uma tentadora mousse de chocolate.
Google – O Fim do Mundo Como o Conhecemos
Há empresas que criam ondas e há empresas que ou as surfam ou se afogam nelas. Este livro é uma viagem na crista da onda da Google e toda a história de como se formou e de como esmagou o negócio dos media tradicionais. Acedendo, de forma inusitada, aos fundadores e executivos da Google, assim como àqueles que, no meio, lutam por se manter à tona, Ken Auletta revela de que forma a indústria está a ser desestabilizada e redefinida. Auletta penetra nas reuniões à porta fechada da Google, e apresenta-nos os seus notáveis fundadores, Larry Page e Sergey Brin, assim como aqueles que trabalham com - e contra - eles. Em Google, o leitor descobre o "ingrediente secreto" do sucesso da empresa e por que razão os mundos dos "novos" e "velhos" media por vezes comunicam como se fossem habitantes de planetas diferentes. Isto pode dar calafrios aos tradicionalistas, mas é um mapa crucial para o futuro do negócio dos media.
Homens Que Matam Cabras só Com o Olhar
Em 1979, uma unidade secreta foi criada pelas mentes mais brilhantes do exército americano. Desafiando todas as técnicas militares conhecidas e mesmo as leis da física, os homens que a constituíam acreditavam que um soldado podia vestir o manto da invisibilidade, podia atravessar paredes e, talvez o mais arrepiante, podia matar cabras apenas com o olhar. Empenhados em defender a América de todos os adversários, eles eram o Primeiro Batalhão Terrestre. Jon Ronson examina a exploração dos conceitos New Age do Exército dos EUA e as potenciais aplicações militares do paranormal, revelando algumas das extraordinárias crenças que estão no centro da Guerra ao Terror.