Livros Ludodidáticos
A Arca de Não é
Ilustrações de Julei Staebler Já pensaste no que farias se encontrasse uma tubarixa? De que gostará ela? Será parecida com uma jacaraca, ou com um pinguru? Se calhar come o mesmo que um alcapónei, ou uma papacabra! Até pode comportar-se como um abelhurso ou uma porcoleta!! Terá tromba, como um elefanhoto? Bom, para não teres surpresas, o melhor é mesmo abrir a "Arca de Não É", não é? Uma obra muito imaginativa que brinca de forma inteligente com a História Bíblica da Arca de Nóe, apresentando-nos aqui um guia com animas...
A Banheira das Viagens no Tempo
O segundo livro de uma série hilariante, que promete fazer soltar muitas gargalhadas aos jovens leitores.
Uma história hilariante, para miúdos a partir dos 9 anos, com maldades e subversão à descrição.
A Banheira das Viagens do Tempo é a nova invenção do Doutor Proctor.
A História nunca mais voltará a ser a mesma!
A Bela Aprende as Formas
A Noite
"A Noite" foi estreada em 24 de Janeiro de 2001 no Teatro da Vilarinha (Porto), pela companhia Pé de Vento.
A peça desenrola-se em três tempos, dominados pelos aparecimentos de Vénus no horizonte ora como ""estrela da tarde"" ora como ""estrela da manhã"", isto é, pela morte e pelo renascimento: fim da tarde/dia (manhã) e, entre ambos, a imensa e estelar noite simbólica.
Os dois jovens, como a memória dos dois pais ausentes, representam a duplicidade e a contradição de cada homem (e da vida): activo/passivo, terra/céu, luz/obscuridade, matéria/espírito, realidade/sonho, esperança/medo. Pedro é Pólux, a mais próxima da terra e mais brilhante das ""duas"" estrelas da constelação Gémeos; Raul é Castor, a mais distante e ""obscura"".
Realidade? Sonho? A resposta é a noite. Isto é, o teatro; isto é, a realidade e o sonho."
Agora eu Era uma Família Feliz
Esta é a história de Bianca, uma menina sonhadora e curiosa, que se vê no meio de muitas aventuras quando decide partir à descoberta do gigante Mundo das Famílias.
Atreves-te a viajar com ela e a descobrir qual é o ingrediente mágico que domina esse mundo?
Dá asas à imaginação, abre o coração e abraça a diferença!
Aquela Nuvem e Outras
Aquela Palavra Mar
Para onde quer que olhasse, da sua pequena ilha açoriana, Luana via o sol nascer no mar, erguer-se devagarinho, brilhar todo o dia e mergulhar, de mansinho, outra vez no mar, no outro lado! Aquele era um mar grande, um mar que abraçava a ilha com um abraço azul.
Um dia, todo aquele azul deixou de a quietar:
- Ondinhas, ondinhas, donde vêm? Para onde vão?...
E o mar, aquele mesmo mar que lhe levara o pai para a longe América, levou-a a ela também para junto dele.
Ser ilhéu é mesmo assim: ter destino de emigrante. Mas é também aprender, no mais fundo da alma, a palavra saudade.
As Aventuras do Capitão Dentinho
Atlas dos animais
Há imensos animais para descobrires com este incrível atlas com pop-ups e destacáveis! Parte num safari à volta do mundo com a ajuda dos animais num pop-up a 3D, mapas ilustrados espantosos, páginas fantásticas com destacáveis, questionários divertidos e uma grande quantidade de factos fascinantes. Descobre mamíferos e répteis, insetos, pássaros e muito mais!
Caçadores de Sonhos
Aventurando-se cada vez mais longe e mais para sul, os Caçadores de Sonhos ambicionavam chegar onde nunca ninguém tinha chegado por mar. Na longínqua terra da Vaca Sagrada, nos confins do Oriente, se tivessem arte e engenho para lá chegar, carregariam os porões de Pó-de-Conservar-Sonhos, caso fosse verdade que a terra era redonda e não terminasse na Porta dos Sete Mares, como à primeira e segunda vistas parecia acontecer.
Carol Conta até 10
Começo de Uma Aventura
Com obras do Museu Coleção Berardo, e destinados ao público infantil, dos 6 aos 12 anos, os 10 volumes que constituem a coleção «Arte Moderna e Contemporânea - A Minha Primeira Coleção» propõem uma viagem que parte de Paris, no século XIX, com os Impressionistas e as primeiras vanguardas, e chega aos nossos dias. Recordando que, de 1901 até hoje, aconteceram mais mudanças no mundo do que em muitos séculos anteriores, refletiremos sobre o que é a Arte e para que serve e observaremos como mudou o conceito de Beleza e de criação artística. Ao longo destes 10 volumes, ficaremos a saber mais sobre este período fascinante e o modo como os artistas que viveram estes tempos souberam estar à altura dos desafios com que se depararam.
Contos Bilingue – A Cinderela
Contos Bilingue – O Capuchinho Vermelho
Contos Bilingue – O Patinho Feio
Contos Bilingue – Os Três Porquinhos
Cubismo e Futurismo
Com obras do Museu Coleção Berardo, e destinados ao público infantil, dos 6 aos 12 anos, os 10 volumes que constituem a coleção «Arte Moderna e Contemporânea - A Minha Primeira Coleção» propõem uma viagem que parte de Paris, no século XIX, com os Impressionistas e as primeiras vanguardas, e chega aos nossos dias. Recordando que, de 1901 até hoje, aconteceram mais mudanças no mundo do que em muitos séculos anteriores, refletiremos sobre o que é a Arte e para que serve e observaremos como mudou o conceito de Beleza e de criação artística. Ao longo destes 10 volumes, ficaremos a saber mais sobre este período fascinante e o modo como os artistas que viveram estes tempos souberam estar à altura dos desafios com que se depararam.
D. João I e Guimarães
"D. João I e Guimarães" é um livro que pretende sensibilizar e cativar os jovens para o conhecimento da História de Portugal, mais concretamente, do reinado de D. João I e da ligação deste monarca a Guimarães.
Foi durante a crise de 1383-1385 que D. João ficou particularmente ligado a esta Vila, palco de vários episódios marcantes para a História de Portugal.
A tomada da Vila de Baixo, seguida da conquista da Vila de Cima e o voto do rei a Santa Maria da Oliveira, com a consequente romagem a Guimarães, são alguns dos acontecimentos relatados neste livro.
Muitos dos episódios narrados nesta obra, que procura seguir uma linha cronológica, são baseados na "Crónica de D. João I" de Fernão Lopes, fonte privilegiada para melhor conhecer o rei de Boa Memória e este período da História de Portugal.
Nota aos Educadores: Esta publicação tem como público-alvo os alunos do 1.º e 2.º ciclos e pretende, também, ser um instrumento de apoio pedagógico para a exploração da Sala de Aljubarrota do Museu de Alberto Sampaio, local onde se guardam as ofertas do rei a Santa Maria da Oliveira: o loudel, peça de vestuário militar que D. João I usou na batalha, e o presépio de prata dourada, conhecido como "Tríptico da Natividade".
Dadaísmo e Surrealismo
Geronimo terá nascido por volta de 1823, no actual Novo México, a montante do rio Gila. Foi capturado em 5 de Setembro de 1886 pelo general Nelson A. Miles junto à fronteira mexicana, depois de prolongada resistência à força da tropa branca. Os apaches chiricahuas que viviam perto do mundo natural num estado de equilíbrio entre Cultura e Natureza, onde não havia propriedade privada da terra, nem concentração do poder de Estado, acabaram por ser exterminados na guerra movida pela Democracia Americana, cujo objectivo parece ter sido a integração desses «primitivos» na Civilização a partir da designação geral de Progresso em que o ouro, a terra e a Glória também estavam incluídos. Este livro relata uma grande parte desse processo - etapa crucial da história dos povos índios e da sua conflitualidade com os brancos norte-americanos - em que o potencial revolucionário da existência primitiva se manifesta através do locus de Geronimo.
Daizy Estrela
Conhece a extraordinária Daizy Estrela. Ela é fixe e divertida e o sexto ano não pode correr melhor com as suas inseparáveis amigas Willow e Beth. Mas o Pai engendra um plano louco que lhe vai virar a vida do avesso, e Daizy fica tão aterrorizada que nem consegue contar a ninguém… quando se dá conta, já está presa numa rede de segredos. Será que Daizy vai perceber que quando parece afundar-se, a família e os amigos estão lá para a ajudar?
Daizy Estrela e a Guitarra Cor-De-Rosa
A Daizy está pronta a surpreender todos com a sua guitarra cor-de-rosa. Desta vez, talvez encontre a sua qualidade de estrela! Mas o pai surge novamente com uma ideia louca, que implica trocar a vida feliz em família por ordenhar cabras em África. Argh! A Daizy precisa de um plano de emergência... Ela tem que vencer o Concurso de Bandas, ou terá de dizer adeus aos seus amigos, às festas de pijama e - pior de tudo - aos donuts recheados...
Descobrir as Diferenças 1
Teste a sua capacidade de observação e melhore também a sua agilidade mental com esta coleção de 100 novíssimos quebra-cabeças. Entre os temas incluem-se a natureza, os animais, as pessoas, o desporto, as cidades, os edifícios e muito mais; cada quebra-cabeças possui uma citação ou facto inspirador, oferecendo horas de entretenimento e desafio. Se quiser dar o seu melhor, todos os quebra-cabeças têm um ícone de cronometragem pessoal - veja se consegue ganhar aos seus amigos e familiares! Exercite o seu cérebro com estes espetaculares quebra-cabeças para descobrir as diferenças.
Descobrir as Diferenças 2
100 novos quebra-cabeças de imagens - tente encontrar as diferenças! Teste a sua capacidade de observação e melhore também a sua agilidade mental com esta coleção de 100 novíssimos quebra-cabeças. Abrangendo uma série de temas entre os quais o desporto, os animais, a natureza, as pessoas, as cidades, os edifícios e muito mais - incluindo citações inspiradoras e factos fantásticos - este livro ajuda-o a exercitar o cérebro de forma divertida. Para os que gostam de ser ainda mais desafiados, existe um cronómetro em cada quebra-cabeças - quem consegue encontrar as diferenças mais rapidamente? Ao folhear este livro, conte com horas de entretenimento e desafio com estes espectaculares quebra-cabeças.
Exploradores
Exploradores do Mundo
Com obras do Museu Coleção Berardo, e destinados ao público infantil, dos 6 aos 12 anos, os 10 volumes que constituem a coleção «Arte Moderna e Contemporânea - A Minha Primeira Coleção» propõem uma viagem que parte de Paris, no século XIX, com os Impressionistas e as primeiras vanguardas, e chega aos nossos dias. Recordando que, de 1901 até hoje, aconteceram mais mudanças no mundo do que em muitos séculos anteriores, refletiremos sobre o que é a Arte e para que serve e observaremos como mudou o conceito de Beleza e de criação artística. Ao longo destes 10 volumes, ficaremos a saber mais sobre este período fascinante e o modo como os artistas que viveram estes tempos souberam estar à altura dos desafios com que se depararam.
Jogar com os Sentidos
Com obras do Museu Coleção Berardo, e destinados ao público infantil, dos 6 aos 12 anos, os 10 volumes que constituem a coleção «Arte Moderna e Contemporânea - A Minha Primeira Coleção» propõem uma viagem que parte de Paris, no século XIX, com os Impressionistas e as primeiras vanguardas, e chega aos nossos dias. Recordando que, de 1901 até hoje, aconteceram mais mudanças no mundo do que em muitos séculos anteriores, refletiremos sobre o que é a Arte e para que serve e observaremos como mudou o conceito de Beleza e de criação artística. Ao longo destes 10 volumes, ficaremos a saber mais sobre este período fascinante e o modo como os artistas que viveram estes tempos souberam estar à altura dos desafios com que se depararam.
Minimalismo e Arte Conceptual
Misto de «sátira dialéctica» e de «conto do raciocínio», segundo o próprio autor, O Banqueiro Anarquista (1922) desenvolve-se entre um personagem anónimo e um ex-operário, também anónimo, que se tornou banqueiro. No diálogo, este último narra o seu processo de formação, procurando demonstrar logicamente porque é realmente «anarquista», na teoria e na prática.Trata-se de uma obra bastante actual, que choca pelo seu carácter vincadamente universal, pois este é um diálogo que poderiam manter duas personagens em qualquer parte do mundo (sobretudo ocidental).
Nós Adoramos Boiar
Nós Adoramos Chapinhar
Nós Adoramos Nadar
Nouveau Réalisme
Com obras do Museu Coleção Berardo, e destinados ao público infantil, dos 6 aos 12 anos, os 10 volumes que constituem a coleção «Arte Moderna e Contemporânea - A Minha Primeira Coleção» propõem uma viagem que parte de Paris, no século XIX, com os Impressionistas e as primeiras vanguardas, e chega aos nossos dias. Recordando que, de 1901 até hoje, aconteceram mais mudanças no mundo do que em muitos séculos anteriores, refletiremos sobre o que é a Arte e para que serve e observaremos como mudou o conceito de Beleza e de criação artística. Ao longo destes 10 volumes, ficaremos a saber mais sobre este período fascinante e o modo como os artistas que viveram estes tempos souberam estar à altura dos desafios com que se depararam.
O Mistério da Cidade de Hic-Hec-Hoc
O Mistério das Grutas dos Assobios
Quando o Scott e o Jack Carter têm de ficar com a sua tia-avó durante o verão, preparam-se para as férias mais aborrecidas de sempre. Mas depois conhecem a Emily e o seu amoroso cão, o Drift. A Emily mostra-lhes o farol, o castelo e as fantásticas grutas dos assobios. Segundo a lenda, quando as grutas pararem de assobiar, o castelo será atacado e é exatamente isso que acontece!
São roubados tesouros incalculáveis e a Emily e os rapazes estão determinados a investigar o caso. Como é que o tesouro foi roubado do castelo? Porque é que as grutas deixaram de assobiar? Será que os três amigos vão conseguir resolver o mistério a tempo de apanharem o ladrão?
Esta é a primeira de uma nova séria de emocionantes aventuras com muitos mistérios para descobrir!
O Mistério do Fantasma da Meia-Noite
Quando o Scott, o Jack e a Emily descobrem que está a ser rodado um filme no casarão das redondezas, não resistem a ir ver. Mas quando a deslumbrante atriz principal desaparece, os três amigos apercebem-se de que têm um novo mistério para desvendar!
Será que a estrela do filme foi raptada por um fã louco? Será que fugiu com o namorado? Ou ter-se-á aventurado no sótão do casarão e perturbado o lendário fantasma que o assombra?
Este é o segundo intrigante mistério de uma nova série de fantásticas aventuras!
O Mistério do Quadro Desaparecido
Quando uma casa vizinha é assaltada, o Scott, o Jack e a Emily decidem investigar mas, por estranho que pareça, a vítima não parece querer que os ladrões sejam apanhados. Os culpados não levaram muita coisa, mas haverá alguma ligação com um crime mais antigo que envolveu milhões de libras? Talvez uma nova hóspede misteriosa no Farol possa dar algumas respostas, mas também ela tem segredos a esconder… Junta-te ao Scott, ao Jack, à Emily e ao Drift enquanto tentam desembaraçar uma emaranhada teia de chantagem, fraude e roubo de arte a nível internacional.
O Mistério do Tesouro Escondido
Durante uma tempestade terrível, enquanto jogam às escondidas, o Scott, o Jack e a Emily fazem uma descoberta espetacular: um velho mapa do tesouro! Os três amigos mal podem esperar para começar a procurar o tesouro escondido, mas primeiro têm de descodificar as pistas que levam ao seu esconderijo secreto. Entretanto, um misterioso rival também anda à procura do tesouro… alguém que não tenciona deixar que os amigos se metam no seu caminho… Junta-te ao Scott, ao Jack, à Emily e ao Drift numa empolgante corrida para decifrar as pistas, despistar o seu inimigo e encontrar primeiro o tesouro!
O Porto e o Segredo do Infante
Excertos:
Com tal deslumbramento, esqueceram as areias, onde apareceu desenhado um enorme coração. Parecia feito de poalha de oiro. Logo ousaram pensar que eram desejos realizados do Infante... E os portuenses levaram a mão bem junto ao coração... Batia, finalmente, a um ritmo perfeito. E da História se fez lenda, a lenda dos Tripeiros!
O Rapaz da Bicicleta Azul
O João subiu para a bicicleta, que rangeu aflitivamente. Às primeiras pedaladas, ela respondeu com alguns estalidos, como os dos ossos de um velho que se levanta de uma cadeira, mas pouco depois já rolava pela estrada abaixo. Ele pedalou com mais força e atravessou o ar morno da manhã. Sentia não sabia o quê que o empurrava para diante. Cheirava-lhe não sabia a quê, sabia-lhe não sabia a quê. E esse “não sei quê” era a liberdade. Estava dentro dele e à volta dele, por todo o lado. Também ele era um rapaz numa bicicleta azul e também ele levava a flor da liberdade numa manhã de Abril. Com ela, podia ir até onde quisesse. Por isso, pedalou ainda com mais força e avançou a sorrir na direcção do sol.
Os Artistas do Bairro do Aleixo
Autores convidados: Eduarda Dionísio, Jacinto Lucas Pires, Pedro Eiras, Regina Guimarães. Desenhos: crianças do Bairro do Aleixo.
Os bairros "problemáticos" do Porto, na sua maioria bairros sociais da cidade, têm como qualquer outra realidade problemas e fortúnios. Dos problemas já nós sabemos, aliás é unicamente deles que se houve falar.
Neste livro, os pequenos artistas do Bairro do Aleixo, crianças com idades entre os 2 e os 12 anos que frequentaram o Atelier de Expressão Plástica, organizado pelo P.I.B.A. - Projecto Integrado do Bairro do Aleixo, deixam registos do seu mundo.
Inspirados nesses registos, escritores convidados - Eduarda Dionísio, Jacinto Lucas Pires, Pedro Eiras, Regina Guimarães - coseram palavras e teceram histórias.
Agora só falta que a cidade, não esquecendo os problemas, apoie os fortúnios.
É este o objectivo do livro.
Pop Art
Com obras do Museu Coleção Berardo, e destinados ao público infantil, dos 6 aos 12 anos, os 10 volumes que constituem a coleção «Arte Moderna e Contemporânea - A Minha Primeira Coleção» propõem uma viagem que parte de Paris, no século XIX, com os Impressionistas e as primeiras vanguardas, e chega aos nossos dias. Recordando que, de 1901 até hoje, aconteceram mais mudanças no mundo do que em muitos séculos anteriores, refletiremos sobre o que é a Arte e para que serve e observaremos como mudou o conceito de Beleza e de criação artística. Ao longo destes 10 volumes, ficaremos a saber mais sobre este período fascinante e o modo como os artistas que viveram estes tempos souberam estar à altura dos desafios com que se depararam.
Quem Manda?
Roma Antiga
Plano Nacional de Leitura
Livro recomendado para apoio a projetos relacionados com a História Universal nos 3º, 4º, 5º e 6º anos de escolaridade.
Dos gladiadores à conquista do Império e dos banhos públicos às villae fabulosas, as crianças vão poder descobrir como era o mundo romano tanto para os cidadãos como para os escravos. Com muitos factos interessantes e fotografias inesquecíveis, a colecção Mundo Fantástico é um complemento imprescindível à educação das crianças.
Tecnologia
Tubarão
Desde os gigantescos tubarões-baleia até aos espectaculares tubarões-brancos, as crianças poderão aprender tudo o que há para saber sobre tubarões - os peixes mais terríveis dos oceanos. Com muitos factos interessantes e fotografias inesquecíveis, a colecção Mundo Fantástico é um complemento imprescindível à educação das crianças.
Um Dia na Vida de um Faraó
Um Dia na Vida de um Pirata
Uma Caçada no Chão da Cozinha
Meu Pai ia buscar acima do guarda- -fatos a caixa grande de cartão que tinha pintadas na tampa as figuras de caçadores vestidos de caqui castanho, chapéus coloniais redondos e umas espingardas encostadas aos ombros, com as quais faziam pontaria às silhuetas de animais que apareciam no outro canto.
Abria a caixa, que era para mim e para ele, uma caixa mágica.
A fantasia acordava então por força dessa combinação. Meu Pai tirava de dentro da caixa uma espingarda de mira telescópica, com uns tigres em relevo desenhados na coronha, e as figuras do urso negro, do leão amarelo, do elefante cinzento e do rinoceronte acastanhado. E então era só caçar as feras.
Vamos Aprender a Cultivar!
Plano Nacional de Leitura
Livro recomendado para apoio a projetos relacionados com a natureza/defesa do ambiente na Educação Pré-Escolar, 1º e 2º anos de escolaridade.
Um livro repleto de projectos de jardinagem simples que ensinam a criança a cultivar tomates deliciosos e morangos apetitosos, margaridas coloridas e plantas amigas dos animais. O livro apresenta actividades divertidas: a criança aprenderá a plantar os seus próprios ingredientes para uma pizza, a fazer um anel de fadas e a criar um jardim de vida selvagem.
Zé do Saco, o Contrabandista
"O Zé do Saco que aí vês sentado à beira-rio tem saudades do tempo em que trabalhava na Alfândega do Porto. E tem pena de não ter visto o mundo que apenas podia imaginar a partir das histórias que os marujos contavam e das coisas que descarregava no cais e que chegavam de todas as partes do planeta."
A edição deste livro foi feita em colaboração com o Museu dos Transportes e Comunicações e o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa.